Tipos de roteiros para vídeos: conheça cada tipo e escolha o seu!

Foto de Luis Quintero no Pexels

Um vídeo de qualidade desperta o interesse e mantém a atenção do público, seja ele com o objetivo de vender ou ensinar. E para alcançar essa tão almejada qualidade, não tem jeito: é preciso passar pelas 3 fases de criação: pré-produção, produção e pós-produção.

E na pré-produção que define-se o tema, objetivos, equipamentos, cenário… na imagem abaixo, coloco algumas perguntas importantes que você precisa responder na fase da pré-produção:

Arquivo pessoal de Marcela Dâmaris

O tema e os objetivos dependem de cada público… Mas o roteiro é uma etapa fundamental e é dele que eu quero falar um pouco mais.

E vou começar dizendo que não basta ligar a câmera e apertar o rec, é preciso que sua mensagem seja clara, coesa, desperte o interesse, mantenha a atenção e consequentemente haja a compreensão da mensagem. Para tanto, o roteiro pode te ajudar nisso.

Para produzir uma videoaula, por exemplo, você pode produzir um texto com começo, meio e fim, passando pelas seguintes fases:

Arquivo Pessoal de Marcela Dâmaris

Existem diversos modelos de roteiro e isso vai depender de diversos fatores, tais como: seu tipo de vídeo, tema abordado e estilo do apresentador. Sim! Você precisa focar na sua comunicação e como não é todo mundo que nasceu um Silvio Santos ou um Chacrinha, é preciso praticar!

A palavra que você associar ao roteiro é planejamento, pois é o planejamento do roteiro que vai te ajudar a organizar seu vídeo, escolhendo cenas, diálogos, títulos, imagens e outros elementos que irão garantir uma sequência lógica a sua produção.

Tipos de roteiros

Textos DiretosLembra-se da redação que fazia na escola? Então, nesse modelo você escreve tudo o que você irá dizer no vídeo. 
Textos de duas colunasNesse modelo, você faz uma tabela com duas colunas, onde a primeira o redator irá descrever o áudio e na segunda, a imagem. Há alguns roteiristas que ainda incluem  uma terceira coluna, que é a duração da cena. metragem e documentários.
Textos de 5 colunasNesse tipo de roteiro, você usará as cinco colunas para descrever:  nº da cena, a descrição da fala, os textos que aparecem na tela, referências e descrição da cena. É

Achou que acabou? 😁 E ainda tem um roteiro do tipo Dália, onde você coloca apenas os pontos importantes.

Qual tipo roteiro escolher?

A escolha pelo tipo de roteiro deve levar em conta alguns critérios, como os da tabela abaixo:

Tipo de RoteiroCritérios para escolha
Textos DiretoEsse tipo de roteiro deve ser escolhido por quem irá:
> Gravar vídeoaulas, dicas ou tutoriais,
> Narrar seu vídeo a partir de slides ou imagens.
Texto de duas colunas Você deve escolher esse modelo se:
> Pedir para alguém produzir o seu vídeo. Assim, você apenas grava, sem se preocupar com a edição.
>Quer saber o resultado do vídeo, pois consegue visualizar todas as informações dos elementos do vídeo (transições, imagens escolhidas…)
> Tem mil ideias e acaba esquecendo na hora de
executar… 🧏🏻‍♀️Com todas as informações descritas, você consegue colocar suas ideias em prática.
Texto de 5 colunasÉ um roteiro indicado para quem já tem prática e/ou quer evoluir na produção de vídeos.
DáliaRecomendado para quem tem domínio do assunto a ser abordado e já venceu a insegurança frente as câmeras.

Se você está se perguntando, qual roteiro é melhor, o que tenho a dizer é: Você deve descobrir o que melhor se adapta ao seu estilo. Mas eu sugiro  que escolha o tipo de texto direto se você está começando a gravar vídeos ou não tem domínio na edição de vídeos.

Antes de finalizar o seu roteiro, não se esqueça da depuração!

Depois que você escolheu seu tipo de roteiro é hora de revisar. O ideal é deixar o texto “descansar” por alguns dias. Mas como, nem sempre esse “descanso” é possível, eu ofereço aos meus alunos do Curso Produção de vídeos Educativos um documento norteador que poderá te ajudar a perceber se você não se esqueceu de nada.

E se você, caro/a, leitor/a, tem interesse em fazer o download desse documento exclusivo para leitores desse blog, clique no botão abaixo: 👇👇👇

Marcela Dâmaris

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras, é professora da educação básica da rede municipal há mais de 20 anos. Atua como formadora na área de letramento digital na modalidade presencial e à distância. Já coordenou diversos projetos tecnológicos e atualmente, é empreendedora digital e oferece cursos online e presenciais com foco no letramento digital.

Deixe uma resposta