O uso das hastags (#) no Instagram e no Facebook

Hashtag é a união de um termo com o símbolo da cerquilha (#) usado nas redes sociais com o objetivo de direcionar o usuário para uma página de mesmo assunto

Luiza Drubscky

A principal função de uma hastag é permitir que os usuários das redes sociais se atualizem sobre as discussões atuais sobre determinado assunto. Dessa forma, você tem acesso as postagens referentes aquele tema. E para isso, basta clicar na # e ela te conecta ao assunto, abrindo uma nova janela. Isso mesmo! A # funciona como um hiperlink!!!

Mas, tem um problema…

Mas tem um problema… Algumas pessoas usam # exageradamente em suas postagens, transformando suas mensagens confusas e sem sentido algum. Por exemplo, a #euqueroempreenderonline é uma frase muito longa, dificultando o entendimento dos meus seguidores. Por isso, segundo Luana Castro:

“O bom senso deve falar mais alto: deixe para usar as hashtags apenas para divulgar ou participar de uma discussão na internet. Saber utilizar a linguagem nas diferentes situações comunicacionais é virtude de quem é poliglota em sua própria língua, do falante que sabe que cada situação linguística requer um tipo específico de linguagem. Hashtags em excesso dificultam a comunicação escrita, e para que serve a escrita senão como um poderoso instrumento para que o leitor nos compreenda? Pense nisso!

Luana Castro, em: tps://brasilescola.uol.com.br/redacao/como-usar-uma-hashtag.htm

E para te ajudar, selecionei algumas dicas:

1ª.  Sua # deve estar de acordo com o Post

Não adianta colocar #que estão bombando e que não estão contextualizadas com sua publicação. As pessoas que lerão seu post perceberão sua incoerência e seu post não terá a eficácia desejada.

2ª.  O uso dos acentos não gera hiperlink

Vejo muita gente publicando suas # com acentos. Demonstre que sabe a sua função (de conectar os usuários àquele assunto, lembra-se?) e não acentue as palavras ao usar suas indexações.

3ª. Use # com moderação

Quantidade não significa qualidade. O Instagram permite a utilização de 30 # por cada publicação. Aqui vale a primeira dica: confira se suas # estão contextualizadas.

E não há consenso entre os marketeiros: alguns recomendam 5 por post, outros 10…

#teste e veja qual funciona pra você

4ª. Evite repetir as mesmas #

Modifique suas # a cada postagem, mesmo tratando do mesmo tema, pois o Instagram pode consideram sua postagem como um spam.

Altere-as de acordo com o assunto da publicação, local, público ou tags que estão “bombando”.

5ª. Cuidado com a edição das legendas

Você sabia que o ideal é não alterar a legenda durante 24 horas após publicar¿ A resposta para essa pergunta está na palavra Alcance! Ao editar sua legenda nesse período, sua publicação irá atingir menos pessoas. #fiqueesperto

6ª.  É recomendável usar # nos comentários?

Pelas minhas pesquisas, não há consenso entre os especialistas nesse assunto: há alguns que recomendam usar e outros não. A solução para esse dilema é: teste e analise suas # na guia informações. 

7ª. Cuidado com erros gramaticais

As pessoas reparam e você perderá sua credibilidade se escrever com erros de concordância e/ou de ortografia.

#dicadaprof : se tiver dúvidas, procure no Google antes de postar.

8º. Crie suas próprias #

Utilize # para divulgar seus eventos, negócios ou datas importantes.

Ao criar uma # só sua você pode promover sorteios ou aumentar o engajamento de seu feed.

9º. Analise suas #

Confira sempre as informações de seu post no Instagram para verificar a reação das pessoas as suas postagens. Ao clicar na guia Descoberta você pode comparar quais as impressões dos usuários em relação as suas #. Essa simples ação pode te auxiliar nas escolhas de suas #. Analise e aperfeiçoe-as!

Aprenda a usar # no Instagram

Aprenda a localizar # no Facebook.

Esse artigo foi escrito para complementar uma das aulas do módulo Criação de artes digitais”,  do meu curso on-line sobre imagens digitais. Esse curso foi lançado em março e está tendo uma avaliação positiva dos alunos: média 4,4 no total de 5 estrelas. 

Deixe um comentário