O que é preciso saber antes de comprar um novo computador

Emoction confuso

Na hora de comprar um novo computador, é comum amigos e clientes virem até mim, um pouco confusos sobre qual escolher. A fim de ajudar a eles e a você que chegou aqui porque fica confuso com tantos termos que os “entendidos” utilizam e muitas vezes se sente enganado/a por vendedores,  vou oferecer algumas possibilidades de configuração.

Qual tarefas serão executadas no seu novo computador?

A pergunta acima é a primeira coisa que precisa responder. Você irá usar o computador para: trabalhar?  Jogar? Editar vídeos? Para tentar atender a objetivos diferentes, vou classificar o tipo de uso em 3 níveis:

Tarefas Básicas

Aqui, estão as pessoas que usarão o computador para tarefas simples: navegar na Internet e editar documentos simples.

Tarefas Intermediárias

Nesse nível, eu encaixo as pessoas que necessitam de um computador para trabalhar e que vive necessitando abrir vários aplicativos ao mesmo tempo. Também coloco nesse grupo, as pessoas que gostam de ver filmes em serviços de streaming, como a Neflix e se divertir com joguinhos virtuais.

Tarefas Avançadas

Nessa categoria, estão aqueles que trabalham com arquivos pesados, como edição de vídeos e necessitam de uma alta resolução para jogos online.

Qual o tipo de computador que você deseja?

Você quer um Desktop,  um notebook ou um All in  One?  Calma que vou explicar… 🙃😉😊

Desktop

Computador de mesa

É o computador de mesa, com teclado, mouse, monitor e gabinete. #dicademestre : se ver alguém chamando essa parte de CPU, saiba que o nome correto é gabinete, pois CPU significa Unidade Central de Processamento e é uma parte importante de qualquer dispositivo digital. Como veremos daqui a pouco… 🙄😒😬😏

Esse tipo é ideal pra quem tem espaço em casa e são geralmente muito mais fáceis de atualizar ou reconfigurar. Se você decidir que precisa do melhor desempenho em jogos, por exemplo, você pode apenas comprar outra placa de vídeo em uma data posterior, algo que não será possível para netbooks ou laptops.

Notebook

Aposta nesse tipo quem quer levar seu equipamento para tudo quanto é lado. Não indico para quem é desastrado.

Aqui há uma subdivisão: há os netbooks que são equipamentos com telas menores (de 7 a 12 polegadas) e é indicado apenas para quem irá realizar tarefas básicas; e os  ultrabooks: bonitos, leves e finos que atendem quem quer se divertir e trabalhar. Se quer mobilidade, escolha esse tipo. Mas, uma observação importante: se suas tarefas são avançadas, vai pagar um preço bem maior.

Obs.: Lembre-se: uma polegada equivale a 2,54 cm. E se um dia, você precisar converter de polegada para cm, indico o site Metric Conversions.

All In One

All In One

Não se assuste com o nome complicado. Traduzindo para nossa língua significa “tudo em um” e é um equipamento que integra todas as peças internas no monitor. É um modelo ideal para quem tem pouco espaço, gosta de um ambiente organizado, pois  seu design dispensa a quantidade de cabos que usamos no modelo Desktop. Ainda tem como vantagem de servir como monitor de TV! Para usá-lo como TV, basta conectar uma antena digital e ativar sintonia de canais. #dica: fique atento ao tamanho da tela, pois ela irá influenciar na qualidade sua imagem.

A grande desvantagem desse modelo é que não é possível atualizar muitas peças internas, devido ao seu espaço já ser projetado para aproveitar cada centímetro. E tem outro detalhe: geralmente custa mais caro. Esse modelo é ideal apenas para quem quer realizar tarefas básicas.

Agora, que você já respondeu as perguntas sobre o que quer fazer e qual tipo de computador atende as suas necessidades, vamos a configuração. Prometo que vou tentar usar uma linguagem mais simples possível. 🤭 Dessa forma, é importante e necessário que você entenda os conceitos que vou explicar logo abaixo, porque esse conhecimento vai te ajudar a escolher o melhor para você e evitar que seja enganado. 😲

Hardware X software

Piada sobre hardware e sofware

A piadinha ao lado é velha, mas pra quem está entrando no mundo tecnológico, é ainda válida..  O computador é formado por duas partes principais: Hardware e software.

Hardware é a parte física do computador: peças, encaixes, fios e chips. Software é algo que não se pode pegar e determina a função a ser executada pelo computador. Eles trabalham em estreita colaboração.

CPU ou processador

Chiip do computador
Processador aberto

A CPU (Unidade Central de Processamentos) é o cérebro do computador que efetua uma série de instruções básicas para que as informações sejam transformadas. Ele nada mais do é um do que um chip, composto por silício e a combinação de circuitos elétricos gerencia todo o funcionamento do seu dispositivo.

Quando executamos qualquer função no computador, como por exemplo, a impressão de um documento, é o processador que recebe esta ordem e envia o comando para que a impressora imprima o seu arquivo. Já deu pra perceber que esse componente é fundamental, não é mesmo? E  é por ele ser tão importante que muita gente chama o gabinete de CPU…😁😆

Costuma-se classificar os computadores de acordo com a capacidade de seu processador e é por isso que você ouve as pessoas falarem eu tenho um Intel Core7 ou AMD Ryzen9… O importante a ser verificado no ato da compra é o nome da empresa (Intel? AND? Atlhon?) e o número, que representa a geração Quanto maior o número, melhor…

Se quer saber um pouco mais sobre esse assunto, eu indico esse artigo Nicole D’Almeida, colunista do #ficaadica, da Uol. 

O processador fica numa placa que chamamos de placa-mãe. Nessa placa, além do processador, ficam diversos circuitos elétricos interligados, a memória, e outras placas como a de vídeo, a de som… e  que fazem o computador funcionar em perfeita harmonia.

Eu sempre faço a seguinte comparação para meus alunos: o processador é o cérebro, a placa-mãe, o coração e as demais componentes nossos órgãos internos. Assim como precisamos do estômago para digerir, o rim para filtrar, o processador depende de outros componentes.

HD (Hard Disk)

HD
É aqui que ficam armazenados os seus dados.

O HD (Hard Disk) funciona como um guarda-roupa: é nele que ficam guardados todos os seus arquivos.

Atualmente, além do HD tradicional, existe o SSD. Essa sigla significa Solid State Drive. Na prática, significa que esse tipo de disco funciona como um pen drive que acessa os dados  mais rápido, além de ter uma alta capacidade de armazenamento. Mas tem um pequeno probleminha: são mais caros.

Saiba mais das vantagens e desvantagens desses dois tipos de drives, acessando esse artigo do Canal Tech. 

Memória

Memória Ram
Memória RAM

Essa é fundamental para que você observe na hora de comprar o seu computador, pois quanto mais memória, melhor será o desempenho de seu disposto. Como você pode imaginar, é  o valor dessa memória vai depender das tarefas que irá desempenhar…

Uma comparação que também uso com meus alunos é a seguinte: “se tivermos a tarefa de fazer um desenho em um papel, poderemos fazer isso em uma mesa pequena, usando apenas um lápis e uma folha.  Entretanto, se tivermos que construir uma cama, usando ferramentas de corte e madeira, não poderemos fazer isso em uma mesa.  Será necessário uma sala.  Imagine se precisamos construir um carro, peça a peça, usando centenas de ferramentas e materiais!  Precisaríamos de um pátio de fábrica, no mínimo.  Neste exemplo, você seria o Processador realizando essas tarefas, as ferramentas que você teria seriam os programas ou softwares, e os lugares para a realização do trabalho e armazenamento temporário das ferramentas seria a memória.”  Portanto volto a repetir:  dependendo da tarefa e do tamanho do programa, irá variar a memória necessária para isso.

Ao comprar um computador, você precisa saber de duas coisas: 1º. Há vários 4 tipos de memórias: DDR, DDR2, DDR3 e DDR4, sendo a DDR4 a mais potente no mercado atual. Cada um destes tipos de memória tem uma velocidade, esta sendo medida em MHz. 2º. Outra medida utilizada para verificar a velocidade na realização das tarefas é GB. Portanto, existem memórias de 2GB, 4GB, 8GB….

Sistema Operacional

 sistemas operacionais
Logomarcas de sistemas operacionais

O sistema operacional é a “dona de casa” que faz tudo funcionar: É um conjunto de programas que faz a comunicação entre o usuário e o computador. Ele é responsável pelo gerenciamento de recursos e dos dispositivos (memória, impressora, drivers) e a execução de programas. É através dele que todos os seus aplicativos irão funcionar e obedecer aos seus comandos, sendo que os principais existentes no mercado são: Windows, da Microsoft; MacOS, da Apple e Linux, sistema operacional gratuito. 

Fique atento: observe no ato da compra se o computador vem com Sistema Operacional instalado e qual  é a versão. 

Tela

Para escolher a tela, é preciso levar em conta o tamanho, o tipo de painel,  a resolução, a proporção de tela, o contraste, o brilho, os tipos de conexões e o ângulo de visão. Ufa! 😵 

Para entender cada um desses conceitos, indico o artigo da TecMundo. 

Sugestões de computadores

É muita responsabilidade sugerir computador pra alguém… mas pensando nos tipos de tarefas executadas que mencionei acima, vou indicar algumas possibilidades:

 BásicoIntermediárioAvançado
ProcessadorCore I3, Ryzen 3Core I5, Ryzen 5A partir do I7 e Ryzen 9.
Memória RAM2 Gb e 4 Gb4 Gb8 Gb e 16 Gb
HD250 GB320 e 500 GB1TB
Tabela – sugestões de computadores de acordo com as tarefas executadas

Selecionei algumas ofertas que encontrei pra você! Clique e confira:

Dicas para quem quer comprar um novo equipamento

Algumas dessas dicas, foram retiradas do site WikiHow e as outras são pela minha experiência de professora e usuária: 

  1. Invista no modelo mais recente da marca que escolher, pois em 2 anos deu computador, valerá metade do preço que comprou. 
  2. Observe se seu computador mantém o bom desempenho durante a execução das tarefas. Se começar a dar problemas, confira a garantia!
  3. Pesquise bastante antes de comprar. 
  4. Digite no Google o nome e o modelo que você pretende comprar. Observe comentários dos internautas. Vale até pesquisar no site Reclame Aqui. 

Além de escrever artigos como esse, também ofereço cursos online e consultoria online. Estou muito feliz porque o curso de Edição de Imagens está sendo muito bem avaliado pelos alunos e está com média de 4,3 no total de 5 pontos.

Marcela Dâmaris

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras, é professora da educação básica da rede municipal há mais de 20 anos. Atua como formadora na área de letramento digital na modalidade presencial e à distância. Já coordenou diversos projetos tecnológicos e atualmente, é empreendedora digital e oferece cursos online e presenciais com foco no letramento digital.

Este post tem 4 comentários

  1. Andréa

    Grata pela explicação clara e detalhada assim como pela pesquisa de ofertas feita para a compra do equipamento.

    1. Marcela Dâmaris

      Andréa,
      Fico feliz em saber que ajudei!
      Abraços,
      Marcela Dâmaris

  2. Isabela

    Trabalho incrível que ajudará nesse momento onde é extremamente necessário para o nosso trabalho, assim como para nossos alunos, estarmos conectados.
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

    1. Marcela Dâmaris

      Isabela,
      Comprar um equipamento adequado para cada necessidade é um passo importante da transformação digital. Afinal, para que comprar uma Ferrari, se ando na estrada de terra? rsrsrsrs
      Abraços,
      Marcela Dâmaris

Deixe uma resposta