Educação Digital

Eu me lembro bem quando comecei a aprender a usar computador, lá pela década de 90. Que dificuldade em entender aqueles atalhos todos (sim! Eu aprendi o DOS!) Para quem não sabe DOS é um sistema operacional (software que coordena a parte física e lógica de um equipamento digital, fazendo-os funcionarem em sintonia)Trocando em miúdos, não era só clicar/tocar num ícone e uma janela se abria em questão de segundos. Era preciso decorar um monte de teclas para dar os comandos e o equipamento fazer o que era solicitado.
Não era algo muito fácil de fazer devido a dois fatores:
  • O instrutor não tinha nenhuma didática.
  • Era algo muito novo e como todo mundo sabe, o novo assusta!
Conheço pessoas que tem medo de dirigir (mesmo tendo carteira), dificuldade para falar outro idioma (mesmo fazendo inúmeros cursos). Vou ficar nesses dois exemplos, senão a lista ficaria imensa.Educar envolve inúmeros fatores: psicológicos, sociais, ambientais, filosóficos.. e é por isso que é algo tão complexo. Mas vou focar aqui nos dois seres participantes fundamentais no processo educativo: o aprendente e o ensinante. Ao aprendente é preciso vontade, pois como diz Adélia Prado “não importa a faca  e o queijo, o que importa é a fome”. Ao ensinante, o professor, cabe a tarefa de descobrir o que o estudante sabe (conhecimento prévio), o quer aprender (suas necessidades), como aprende melhor (seu estilo de aprender) e onde precisa chegar (superação de suas dificuldades iniciais).

Você vê esse processo acontecendo em suas aprendizagens?

Se respondeu sim: ótimo! Você encontra/ou ótimos e experientes professores em sua trajetória. Se respondeu não, faz parte de uma grande maioria de pessoas, infelizmente!
Deixe-me contar minha história com a direção de carro: um dos meus sonhos era aprender a dirigir. Gastei um dinheirão com inúmeras aulas, tive que trocar de instrutor umas 3 vezes até encontrar um que adequasse as minhas necessidades (sim, sou exigente!). Resultado: só conseguir ser aprovada na quarta tentativa. E mesmo com a carteira na mão, ficava insegura de dirigir…Foi só depois que me mudei para zona rural (moro a 27 km do centro de Pouso Alegre); fui “obrigada” a perder o medo de dirigir. Quando me lembrava dos péssimos instrutores que tive e da falta de “ensinagem” da grande maioria, desanimava. E pra que servem os amigos, né? A Rose Assis, uma excelente profissional que atuava na área, me indicou a Lucy Alves.A Lucy me ajudou a perder o medo, me fez compreender o processo que pra mim parecia ser um bicho de 7 cabeças e hoje dirijo para qualquer lugar.Mas o que faz a Lucy tão especial? Ela é uma pedagoga nata.

Um/a bom/a professor ajuda o aprendente a perder o medo, transmitindo segurança, repetindo ações e informações até que a pessoa compreenda, ou seja, ajuda a pessoa a CRESCER

E foi baseadas nas minhas concepções pedagógicas e experiências que quero ajudar as pessoas a desenvolver suas competências digitais através de formações em Educação Digital.Educação Digital é muito mais apertar teclas, manusear dispositivos ou inserir tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
Educação Digital é a sistematização de um processo focado na construção de competências digitais, tendo em vista o uso ético, crítico, seguro e responsável das tecnologias, sob uma abordagem pedagógica.
Marcela Dâmaris
O que escrevi acima é o que tenho em mente nas formações que desenvolvo, seja elas online ou presenciais. Fiz até um acróstico com a palavra C R E S C E R para sintetizar esse pensamento e o descrevi na página onde explico o meu propósito. Mas, como pedagoga que sou, no próximo post irei falar de minha proposta pedagógica um pouco mais detalhada: o que são competências digitais, qual é o meu objetivo, minha metodologia, a forma como avalio os/as participantes e os resultados que espero alcançar com minhas formações. Ficou curioso/a? Acesse o post! Venha experimentar um novo conceito de formação em tecnologias digitais

Quer aprender comigo?

Você pode aprender com cursos online, híbridos ou  encontros presenciais.Você também pode aprender sobre Educação Digital, conectando-se comigo nas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest, SlideShare e YouTube. Quero conhecer mais produtos e serviços

Marcela Dâmaris

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras, é professora da educação básica da rede municipal há mais de 20 anos. Atua como formadora na área de letramento digital na modalidade presencial e à distância. Já coordenou diversos projetos tecnológicos e atualmente, é empreendedora digital e oferece cursos online e presenciais com foco no letramento digital.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta