Muitas mudanças vêm acontecendo na educação e muitos educadores (sendo eu, uma delas) têm apostado no ensino potencializado pelo uso de TDIC’s – Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Algumas dessas propostas são: o ensino híbrido, ou seja, uma mistura de atividades presenciais e a distância; ensino personalizado e metodologias ativas, onde o sujeito tem um papel ativo em seu processo de construção do conhecimento.
A proposta desta formação foi pautada nesses três fundamentos e teve os objetivos de contribuir para que os participantes desenvolvessem algumas habilidades tecnológicas, aprimorassem suas competências digitais e assim desafiassem-se a utilizar algumas das ferramentas apresentadas com os seus alunos (que são nativos digitais e adoram a tecnologia).
No AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem foram disponibilizadas sugestões de atividades que podiam ser utilizadas em sala de aula, tanto off-line como online.
Em relação as atividades online, cabe ressaltar que todas as ferramentas apresentadas funcionam bem em dispositivos móveis (celular, tablets…).
Seguindo uma lógica hipertextual, cada participantes deveria trilhar o seu próprio caminho, escolhendo as atividades sugeridas a partir de infográfico interativo e assim construir sua rede de aprendizagem.
As atividades foram realizadas durante encontros presenciais e os/as educadores poderiam realizá-las à distância durante o 2º semestre de 2016. Para disponibilizar estas atividades foi feita uma parceria com a Universidade Federal de Lavras através do professor Me. Alexandre José de Carvalho Silva que ofereceu o suporte técnico para a utilização da Comunidade Landell*
Período: agosto a novembro de 2016
Local: Sala de formação do NTM, situado a Avenida João Beraldo, 242. Centro. Pouso Alegre, MG
Duração: 4 horas para supervisores e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I; 2 horas para professores do Fundamental II e Médio.
Público-alvo: supervisores, professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
Número de participantes: 500
*A Comunidade Landell é o resultado de um projeto de pesquisa para obtenção do título de mestre no programa de mestrado profissional do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras.