Educação Digital para Coordenadores Pedagógicos

Diante da disponibilidade para a educação com o uso das tecnologias digitais que ora vivenciamos, o coordenador pedagógico ou supervisor (dependendo da região do país) tem  o desafio e a responsabilidade de articular uma ação docente na integração das TDIC na sala de aula. Observar os próprios coordenadores do seu conhecimento sobre os recursos tecnológicos e o seu desenvolvimento teórico para o uso das TDIC’s, tendo visto uma participação ativa em seu processo de aprendizagem. Nota-se, também, uma carência de um guia pedagógico para a integração da TDIC sobre o uso de ferramentas de informática educativa (RANGEL, 2013). Diante disso, durante a minha gestão no NTM (Núcleo Tecnológico Municipal), nos anos de 2012 a 2016 foram criados ciclo de estudos para supervisoras pedagógicas da rede de ensino. Além disso, também ofereço um curso online voltado para esses profissionais. 

I Ciclo de Estudos (2014)

Tema: As tecnologias digitais na prática educativa

Sub-temas: Significação da tecnologia; Análise do impacto da TDIC na vida pessoal e profissional; Justificativa do uso de tecnologias digitais na educação; Tecnologia e suas definições; Como novas gerações: geração X, Y e Z .; Análise de indicadores em projetos tecnológicos desenvolvidos.

Datas dos encontros: 02/04; 09/05; 25/06; 21/08; 25/09; 30/10; 20/11.

II Ciclo de Estudos (2015) 

Tema: Inserção de tecnologias digitais inovadoras no currículo

Sub-temas: 1. Utilização das TDIC na rede municipal: dificuldades e necessidades; 2. Experiências sobre os meios mediados por tecnologias digitais (Plataformas invertidas; Gamificação; Modalidade 1 a 1; Pesquisa e análise de programação; Plataforma adaptativa; Programação; Videogames; Simulações; Vídeos educativos); 3. Inovação pedagógica: Percepções pessoais sobre inovação; Diferentes perspectivas sobre inovação; Confronto: teoria x percepções pessoais; Conceito grupal de inovação pedagógica; Utilização do Padlet [2] na prática educativa; 4. Integração de tecnologias digitais no currículo: Percepções de trabalho sobre a integração da tecnologia no currículo; Convergências e divergências da integração das TDIC’s no currículo; Possibilidades pedagógicas das TDIC’s (Webquest [3])

Datas dos encontros: 25/02; 26/03; 30/04; 27/05; 25/06; 19/08; 29/09; 26/10; 18/11; 10/12.

[1] Essa pesquisa foi tema de uma pesquisa de mestrado defendida pela criadora da formação, Marcela Dâmaris de Carvalho na UFLA – Universidade Federal de Lavras. Dissertação disponível no repositório da Ufla.

[2] Padlet é um aplicativo de Internet que permite que as pessoas expressem seus pensamentos sobre um tema comum. Ele funciona como uma folha de papel on-line em qualquer lugar da página, junto com qualquer um, de qualquer dispositivo. Resultado das supervisoras do Fundamental 1: //goo.gl/NGw8FE . Resultado do Fundamental II: http: // goo.gl/Kc2VxI

[3] Metodologia de pesquisa na Internet, onde se estimula uma pesquisa, uma ação do mundo eo pensamento crítico. Para visitar uma Webquest utilizada, visite: https: // goo.gl/9uDku7 

III Ciclo de Estudos (2016)

Tema: Possibilidades pedagógicas no uso das TDIC’s

Sub-temas: Abordagens instrucionista e construcionista; Exploração de algumas modalidades pedagógicas: simulações, softwares de autoria, objetos de aprendizagem, portais educacionais; Uso pedagógico do computador interativo; Uso de slides a favor da aprendizagem; Competências digitais.

Datas dos encontros: 26/02; 23/03; 20/04; 25/05; 29/06; 25/08; 16/09; 26/10.

A Coordenação Pedagógica na Era Digital

Um guia teórico, prático e reflexivo da mediação da ação docente no uso de tecnologias digitais na sala de aula.

Você necessita de formação para os coordenadores pedagógicos?

Escreva para mim para planejarmos uma oficina exclusiva para seu grupo e/ou instituição.

Ofereço minha experiência em Educação Digital para ajudar as pessoas a desenvolveram suas habilidades tecnológicas e assim conquistarem cada vez mais sua autonomia digital. 

Postagens recentes no Blog